Notícias

NF-e muda a cara da indústria automotiva

18/02/2009

A indústria automotiva representa um dos segmentos que mais sentiram o impacto da crise econômica mundial. No Brasil, o que parecia ser mais um custo em meio à necessidade de cortes, tem se mostrado uma saída inteligente. “A nota fiscal eletrônica, que deverá estar implementada e em perfeito funcionamento nesse setor a partir de 1º de abril, certamente representa um ganho em curto e médio prazo”, diz Wagner Oliveira, diretor da Versifico Web Solutions – empresa que atua na implantação da solução NF-e.

Oliveira diz que em empresas de pequeno a grande porte o processo de geração de notas fiscais costumava ser totalmente manual. “Conforme uma empresa crescia, aumentando o volume do serviço contábil, era comum contratar mais funcionários em vez de automatizar o processo. Ou seja, a empresa resolvia o problema de excesso de trabalho e o pagamento de horas extras, mas não conseguia eliminar erros como duplicidade de documentos, pagamentos não-autorizados ou com valores alterados”.

Na opinião do executivo da Versifico, a melhor coisa que aconteceu dentro desse cenário foi a determinação do governo para que se adotasse o padrão de nota fiscal eletrônica previsto no Protoloco ICMS 68, integrante do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital).

Os documentos poderão ser compartilhados entre a Receita Federal e as Secretarias da Fazenda dos Estados e Municípios. “O que parecia ser bom apenas para o país, gerando mais impostos e acabando com as tramóias, acabará resultando em redução de custos para as empresas. Quando o sistema está completamente instalado e em uso dentro de uma indústria, são necessárias menos pessoas para fazer o serviço, há uma brutal redução no uso de papel e nos gastos com energia elétrica, água e espaço físico. Será abolida a confecção dos formulários de nota fiscal e o Danfe (documento auxiliar da NF-e) pode ser impresso em papel comum, tamanho ofício”.

Oliveira acredita que já era tempo de a indústria automotiva, que há anos optou pela automação dos processos de fabricação, se beneficiar igualmente com a automação de sua área contábil.

*Wagner Oliveira é sócio-diretor da Versifico Web Solutions, empresa que há 13 anos atua no desenvolvimento de tecnologias de gestão de negócios (www.versifico.com.br).

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br