Notícias

Pesquisa aponta aumento de investimento em Data Center

12/03/2009

Pesquisa realizada pela Millward Brown Research International em parceria com a Lightspeed Research entrevistou mais de 450 profissionais de TI dos Estados Unidos e Reino Unido. Das 26 categorias de tecnologia pesquisadas, o armazenamento de informações nos Data Centers se revelou o principal investimento de 2009 para a maioria – 85% dos entrevistados disseram ter poder de decisão.
Apesar do aspecto pessimista que toma conta de muitos CIOs mundo afora, e de 60% deles terem afirmado que tiveram de fazer corte de gastos em suas operações, o investimento em soluções de armazenamento de dados deve ser maior que em 2008.
“Investir em data center é uma solução inteligente para empresas de todos os tipos, principalmente em tempos de retração econômica. Não dá para contar apenas com a sorte. Basta uma negligência para pôr tudo a perder”, diz Adriano Filadoro, sócio-diretor da Online Brasil.
Filadoro diz que os investimentos em TI no Brasil seguem a mesma linha. “As empresas frearam a compra de PCs, notebooks e impressoras, entre outros. Além da terceirização do data center, muitas têm optado pela virtualização dos desktops. Assim podem transformar um computador em vários, sem a necessidade de uma nova arquitetura no ambiente físico. Ou seja, os gastos são bem mais controlados”.
A opção pela virtualização também é compartilhada pelos CIOs do hemisfério norte. A pesquisa apontou que, das nove tendências de tecnologia que vão continuar impactando a economia mundial, a virtualização segue na frente, sendo a escolha de 54% deles. As outras são: arquitetura baseada na web (44%), convergência de comunicação (35%), software de rede social (34%), business intelligence (32%); TI verde (31%); cloud computing (30%); sistemas e aplicações especializados (17%) e outros (1%).
Fonte: Adriano Filadoro, consultor e sócio-diretor da Online Brasil (www.onlinebrasil.com.br), empresa com 15 anos de atuação na área de TI.

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br