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Spams se multiplicam e ameaçam segurança das empresas

27/07/2009

Muros altos e sistema de vigilância não são suficientes para a segurança do patrimônio de uma empresa. Hoje em dia, os “assaltos” são praticados pela internet e podem comprometer toda a informação gerada e armazenada no banco de dados. É cada vez mais estratégico desenvolver um projeto de TI que proteja a empresa de ataques de hackers, espionagem industrial, e até mesmo possíveis adulterações cometidas por funcionários insatisfeitos ou mal intencionados.

Dados do CERT (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) revelam que, somente em junho deste ano, foram registrados quase 340 mil reclamações de spams. Previsões apontam para um crescimento de 400% em relação ao ano passado.

Na opinião do consultor Adriano Filadoro, diretor de tecnologia da Online Brasil, as empresas devem estar atentas para a quantidade de vírus que geralmente se instalam no computador quando há negligência da parte dos usuários. “Investir em bom antispam, um antivírus e um firewall – ferramenta que controla o fluxo de informações que entram e saem de cada computador pertencente à rede – já é uma exigência dentro das organizações”.

Uma mudança cultural das equipes de trabalho também faz parte das medidas para evitar que invasores se instalem na rede e cometam estelionato, tendo acesso a informações-chave para os negócios. “Quem atua na área administrativa deve saber que nunca, contra nenhum argumento, deve informar senhas para quem quer que seja, sob pena de se arrepender amargamente depois que invadirem seus arquivos mais importantes ou a conta bancária da empresa. Hoje, praticamente todos os bancos têm lembretes na página de abertura de seus sites para que seus correntistas se previnam contra os mais recentes golpes”, alerta Filadoro.

Segundo o consultor, utilizar a hora de almoço para acessar diversos sites também costuma resultar em problemas para a empresa. Por isso, é importante que cada funcionário entenda que não pode ficar navegando livremente na web sem ter certeza de que visitar apenas ambientes seguros. Abrir spams, fotos, vídeos sensacionalistas anexados à mensagem de e-mail também pode levar à completa destruição dos dados por conta de vírus.

“É importante que toda equipe, a partir da direção da empresa, esteja alerta. O mesmo vale para aquelas mensagens que trazem cenas inéditas de acidentes, mensagens sobre a gripe suína, campanhas duvidosas etc. Por trás de todo esse ‘serviço de informação’, há sempre uma quadrilha pronta para explorar as fraquezas dos outros e carregar programas de invasão que se instalam de forma sorrateira no computador”, diz o executivo.

*Adriano Filadoro é consultor e diretor de tecnologia da Online Brasil (www.onlinebrasil.com.br), empresa com 16 anos de atuação na área de TI.

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