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Adiar plano de continuidade dos negócios pode ser suicídio

05/08/2009

Há muitos pequenos empresários que ainda cultivam a ideia de que investir num bom projeto de TI é coisa para empresas de grande porte. Enganam-se redondamente. Principalmente aqueles que dependem da comunicação online para gerenciar seus negócios, fechar pedidos, enviar informações ou notas fiscais aos clientes, agilizar processos etc. Ou seja: a maioria.

Quanto mais os negócios dependerem dos sistemas de tecnologia da informação, tanto mais a empresa sofrerá se houver uma interrupção inesperada. Em média, problemas de rede e internet costumam levar 18 horas até que sejam diagnosticados e completamente solucionados. Isso quando não há perdas irreparáveis, causadas por ataques de hackers ou mesmo por vírus que se espalham via e-mail. Sem contar, também, a possibilidade de o espaço físico onde se encontram os computadores ser atingido por um incêndio ou enchentes.

Longe de ser pessimista, o empresário que se preocupa em desenvolver um plano de continuidade de negócios está imune a catástrofes tão comuns nos dias de hoje. Trata-se de uma postura adotada por aqueles que percebem os ganhos de se ter a chance de resolver problemas em poucos segundos, em contraposição aos incidentes que podem paralisar os negócios da empresa por um ou dois dias. Imagine só o prejuízo que um episódio desse tipo pode gerar a corretoras de valores, corretoras de seguros, indústrias, administradoras de saúde e empresas de comunicação, por exemplo.

Para cada perfil de empresa e tipo de negócio, o consultor de TI procurará identificar os riscos envolvidos e propor uma solução adequada às condições de investimento. O primeiro passo é identificar as ameaças em potencial e o impacto que um desastre poderá causar na saúde financeira da empresa ou mesmo à sua imagem no mercado. Esse passo envolve desde uma análise da estrutura física, checando inclusive como os diversos equipamentos estão instalados, até uma avaliação das ameaças ao sistema.

Uma vez identificados os riscos, é hora de priorizar as soluções. Como muitas empresas estão crescendo sem planejamento da infraestrutura de TI, esse é provavelmente um ponto de partida. Soluções de backup ou mesmo a terceirização do banco de dados são recursos muito utilizados para gerar oportunidade de crescimento sustentado. Outros pontos importantes: a consolidação dos servidores físicos, a centralização do gerenciamento de recursos físicos (impressoras, scanners etc.), um projeto de elétrica redundante para suportar a nova infraestrutura e, inclusive, o treinamento da equipe para que a rotina de trabalho esteja em acordo com o projeto e possa maximizar os resultados.

*Adriano Filadoro é consultor e diretor de tecnologia da Online Brasil (www.onlinebrasil.com.br), empresa com 16 anos de atuação na área de TI.

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