Notícias

VOLTA ÀS AULAS - Crise leva escolas a priorizar passeio escolar com valor pedagógico

04/08/2009

Escolas particulares das principais capitais brasileiras costumam promover entre dois e seis passeios ao ano com alunos do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. No atual cenário de retração econômica, muitas têm priorizado excursões com valor pedagógico, a fim de enriquecer as atividades com valores educativos e culturais.

“A tendência de as escolas se decidirem por passeios de fundamento educativo vem crescendo há alguns anos. Mas, por se tratar de uma atividade extraclasse, é importante preservar o lado lúdico e divertido. Não é de hoje que as crianças aprendem brincando”, diz Claudio Amadio, idealizador da Cidade do Livro – primeiro parque temático cultural do Brasil.

Amadio revela que a cada ano aumenta o número de escolas que adotam o passeio. Criada há 12 anos, a Cidade do Livro associa diversão e cultura em um espaço de dois mil metros quadrados, onde as crianças são recebidas num cenário de livros gigantes. No ano passado, 1.200 escolas, 8.500 professores e mais de 80 mil alunos realizaram o passeio monitorado entre março e dezembro.

“O mais gratificante é constatar que estamos no caminho certo. Depois de realizar o passeio à Cidade do Livro, muitos educadores relatam ter percebido que as crianças estão se interessando mais por livros. Quando a leitura é enaltecida em sala de aula, os alunos geralmente se sentem motivados a ler em casa, junto à família. Inclusive, estão fazendo suas próprias escolhas. Trata-se de um grande avanço”, diz o empresário.

No parque temático cultural, em meio a personagens e cenários coloridos e originais, os pequenos visitantes são estimulados a manusear diversos livros, participar do teatro de bonecos, encenar histórias, aprender a confeccionar papel artesanal, e ainda recebem informações sobre saúde, alimentação, meio ambiente e cidadania.

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br