Notícias

Cooperativa de Mococa investe em identidade visual

12/12/2006

O design industrial está ganhando cada vez mais importância no cenário econômico. Considerando que a qualidade técnica da maioria dos produtos que concorrem entre si é muito próxima, formas e funções passam a fazer toda diferença quando o assunto é competitividade. Afinal, são elas que procurarão atender às necessidades físicas e psicológicas dos consumidores. É o caso da Cooperativa de Artesanato Mãos de Fibra, de Mococa (SP), que acaba de investir em design, renovando sua identidade visual.

O trabalho foi desenvolvido pelo Instituto ParqTec de Design, em parceria com a Pa-Littus Design (empresa da rede Design Hub), de São Carlos – Interior Paulista. O projeto contou, ainda, com o apoio do Sebrae, através do convênio “Design e engenharia para o aumento da competitividade das MPEs paulistas”, firmado entre o ParqTec e o Sebrae há um ano.

“A utilização do design industrial no desenvolvimento de produtos, identidade visual e embalagens faz toda diferença para os negócios. No caso da Mãos de Fibra, que é uma iniciativa apoiada pela prefeitura local e reúne artesãs especializadas em produtos confeccionados a partir das fibras de bananeira, a criação da identidade visual garantiu uma nova assimilação do mercado, aumentando a qualidade percebida”, diz Marcos Brefe, coordenador do Instituto Parqtec de Design.

Na opinião de Cecília Rocha, responsável pela cooperativa de artesanatos de Mococa, “o maior retorno vem dos próprios clientes, que já estão enxergando nossos produtos de uma forma diferente, reconhecendo os ganhos em qualidade e profissionalismo”. O objetivo da cooperativa é resgatar artesãs ‘de fundo de quintal’ e garantir sua inserção em um projeto social de economia solidária, capaz de aquecer o comércio local.

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br