Notícias

MODA INFANTIL: Moda inverno deve considerar diferenças regionais

09/04/2010

Nos estados do Norte e do Nordeste brasileiro, altas temperaturas prevalecem praticamente o ano inteiro. O que costuma variar é a quantidade de chuva. No Sul, o inverno costuma ser bastante rigoroso e apresentar fenômenos desconhecidos de outras partes do país, como neve e geadas. A região Centro-Oeste tem grande amplitude térmica, embora não apresente muita variação climática. Já o Sudeste é a região com maior variação climática, podendo chover, fazer frio e calor num espaço de horas. Certamente, essas diferenças regionais de clima têm grande influência na moda, inclusive na moda infantil.

De acordo com Bia Castro, consultora de moda infantil e sócia da rede Chicletaria, além da diferença climática, o componente cultural também contribui para que, no inverno, as coleções se apresentem diferentes de um estado para outro. “No Nordeste, por exemplo, bermudas e camisetas continuam sendo peças obrigatórias em todas as vitrines. O que as diferencia é o tecido. Veludos e malhas mais encorpadas são muito usados. Já os casacos, capelets, meias-calças, cachecóis e chapéus são reservados aos guarda-roupas das regiões Sudeste e Sul, onde o frio obriga as crianças a se vestirem em camadas”.

Seja como for, as cores serão o ponto de ligação mais forte da moda inverno em todo o país. Preto, cinza, cru, marinho e verde militar fazem parte do guarda-roupa básico, que deve mostrar toda personalidade e versatilidade infantil nas combinações com cores sólidas e fortes, como pink, turquesa, amarelo e vermelho. “Enquanto cores sólidas e fortes estimulam as meninas a expressar sua personalidade através do estilo, o marinho e o cru vêm reforçar a autoconfiança dos meninos”, diz Bia.

Coleção da Chicletaria investe em variedade

A Chicletaria costuma trabalhar com cerca de mil novas peças a cada lançamento, principalmente para atender às características, gostos e necessidades de clientes de todas as regiões do país. “Para incrementar o visual nos dias frios, sugerimos composições com leggings, capelets (capas), casacos de tactel e divertidos sapatos coloridos. Já os meninos têm à sua disposição várias combinações de camisetas pólo, camisas e camisetas lisas em sobreposições. As calças esportivas voltam revisitadas, já que estão sempre em alta”, diz Bia.

Fonte: Bia Castro, consultora de moda infantil e sócia da grife Chicletaria (www.chicletaria.com.br)

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br