Notícias

CIDADES: Projeto itinerante da Cidade do Livro chega a Mogi das Cruzes

26/04/2010

Nas próximas duas semanas (entre 26/4 e 9/5), cerca de seis mil crianças de Mogi das Cruzes, entre 3 e 10 anos, poderão desfrutar de momentos de cultura e diversão no projeto itinerante da Cidade do Livro, instalado no Mogi Shopping. O evento é gratuito e conta com patrocínio da Gerdau, por meio das leis de incentivo à cultura estadual (Proac).

Num espaço cenográfico de 300 m², as crianças serão convidadas a interagir com as histórias contadas pela Vó Cotinha, manusear diversos livros no Cantinho da Leitura, participar do teatro de bonecos, aprender a confeccionar um livro na Oficina de Artes, curtir a degustação no Castelo das Delícias e ainda receber de forma lúdica informações sobre saúde, alimentação, meio ambiente e cidadania.

De acordo com Claudio Amadio, criador da Cidade do Livro – primeiro parque temático cultural brasileiro – e idealizador do projeto itinerante, haverá 46 apresentações de 1h15 no Mogi Shopping; 125 crianças por vez. “É muito importante que as empresas, beneficiadas pela lei de incentivo à cultura, se comprometam cada vez mais com projetos educacionais como esse, que reúne diversão e cultura num mesmo ambiente. Nosso objetivo é levar a crianças de outras cidades e estados a experiência proporcionada pelo nosso projeto fixo, que é principalmente entusiasmar a criança pela leitura, pela aquisição de conhecimento de uma forma prazerosa”.

SOBRE A CIDADE DO LIVRO

Trata-se do primeiro parque temático cultural do Brasil. Criada em agosto de 1997 por Cláudio Amadio, a Cidade do Livro foi idealizada para ser um passeio lúdico e educativo. São 2.000 m² totalmente projetados para associar diversão e cultura em passeios monitorados que acontecem entre março e dezembro. Em 2009, o parque cultural recebeu cerca de 1.200 escolas, 8.500 educadores e 80.000 alunos. (www.cidadedolivro.com.br). Conheça os passeios fixos:

PASSEIO KIDS (3 a 8 anos)

A Traça inicia uma campanha para que a Cidade do Livro seja sede dos Jogos Olímpicos de 2028 e da Copa do Mundo de Futebol de 2030. Com isso em mente, se candidata à Prefeitura. Após a apresentação de seu desastrado projeto de governo, as crianças é que decidirão – por meio de eleição – quem assumirá a prefeitura.

Aproveitando também que 2010 é o Ano da Biodiversidade, a Vovó Cotinha conta uma história que associa as cores com a diversidade dos seres vivos. O personagem fala sobre um planeta multicolorido que estava perdendo o brilho até que seus povos perceberam que eles mesmos estavam causando a destruição e resolveram se unir e adotar uma nova postura.

A proposta pedagógica se apoia nos cinco sentidos da cidadania: direitos; deveres; democracia; cuidado com o meio ambiente; respeito às pessoas. O objetivo principal é fazer com que as crianças, através de um contato maior com os livros, sejam estimuladas a ter atitudes mais positivas e sejam mais participativas como cidadãs, contribuindo com a valorização da vida para um futuro melhor. Entre as atividades, destacam-se: teatro de bonecos, rodas de histórias, desenho e pintura, além da hora do lanche e manuseio de livros.

PASSEIO TEENS (9 a 12 anos)

Desde a reabertura da Editora Perdida para a publicação de novos livros e da contratação de um editor, surgiu um monstro que ataca e destrói as obras. O detetive Xerox Holmes é convocado a investigar e conta com um grupo de alunos para desvendar o intrincado mistério. As pistas são formadas por textos escritos em diversos gêneros. Para solucionar o caso, todos deverão escrever o final da história. Mas, antes disso, o grupo passará por momentos eletrizantes, como a transformação do editor no monstro dos livros, o momento em que as paredes da sala das profissões tentam esmagar os jovens, e as dificuldades apresentadas pelo labirinto sem saída que tenta impedir que os visitantes alcancem o objetivo final. Entre as atividades principais, as crianças leem resenhas, participam do teatro interativo, desvendam mistérios, buscam pistas, criam textos e curtem a hora do lanche todas juntas.

Para essa faixa etária, a proposta pedagógica não visa apenas incentivar a leitura pelo simples prazer de ler, mas também estimular o senso crítico e a criatividade – condições para a construção do conhecimento e do exercício da cidadania. Além disso, apoiar o desenvolvimento de competências e a formação de valores, capacitando a criança para interagir com mais propriedade.


Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br