Notícias

CIDADES: Hospitais: 50% dos problemas poderiam ser evitados

13/08/2010

O Brasil tem hoje 7.543 hospitais, mas nem 10% deles contam com algum tipo de acreditação. Estudos norte-americanos indicam que o processo de acreditação – que envolve práticas mais transparentes e seguras de gestão e assistência, com verificação diária de atividades e serviços em comparação a padrões de excelência conhecidos – costuma reduzir eventos adversos em 50%. Todo esse cuidado com o paciente também é responsável por um corte de 30% dos gastos – evitando desperdícios.

“Mais do que a própria instituição, quem sai ganhando com esse selo de qualidade é o paciente. A acreditação é resultado de um esforço contínuo de todas as equipes e setores. Uma vez que definimos a estratégia de crescimento do hospital, nos comprometemos a garantir serviços de alto nível de qualidade sob uma gestão eficiente”, diz o doutor George Schahin, presidente do Hospital Santa Paula.

Na opinião de Gilmara Espino, que reuniu 20 instituições defensoras de um melhor controle de qualidade no atendimento e nos serviços de saúde, os pacientes precisam estar mais alertas em suas escolhas. “Não basta a decoração ou a localização. Quando o paciente opta por uma instituição com certificado de acreditação, ele está escolhendo um serviço cujos processos são repetidamente controlados. Há, portanto, menores taxas de infecção, de reinternação, de eventos adversos e de erros assistenciais”.

As principais agências certificadoras são: ONA (Organização Nacional de Acreditação), Accreditation Canada e The Joint Commission. Já o grupo de instituições de saúde que defende a Acreditação como chancela de qualidade para seus serviços conta com os melhores hospitais do país, como: Hospital Santa Paula, Hospital 9 de Julho, Hospital Santa Catarina, Rede D’Or de Hospitais, Casa de Saúde São José, Hospital Pró-Cardíaco e Hospital IGESP, entre outros.

Hospital Santa Paula: pioneirismo

O Hospital Santa Paula, de São Paulo, foi o primeiro a ser acreditado pela ONA em 2001. Depois de um processo de melhoria contínua ao longo dos anos, em 2009 recebeu acreditação nível 3, quando a ONA atestou a excelência dos serviços prestados pela instituição de saúde. Mas não pára por aí. Como a chancela tem validade de três anos, o hospital assumiu um processo contínuo de aprimoramento e avaliação da qualidade. Atualmente, também está em processo de acreditação com a principal certificadora canadense.

Localizado na Vila Olímpia, o HSP tem 51 anos de existência e é considerado um centro de excelência na Zona Sul da cidade de São Paulo, chegando a realizar cerca de 7.500 cirurgias e atender mais de 100 mil pacientes por ano em seu Pronto-Atendimento. Ocupa hoje uma área física de 15 mil metros quadrados e conta com 200 leitos, além de 50 leitos de UTI: nove especializados em neurologia, nove em cardiologia e 32 gerais.



Fontes:

Dr. George Schahin, presidente do Hospital Santa Paula (SP)

Gilmara Espino, analista do mercado de saúde e coordenadora do Grupo Entenda Acreditação

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br