Notícias

SAÚDE MASCULINA: Homens estão mais em dia com o check-up. Especialista revela os 10 exames mais realizados por executivos

26/10/2010

Doenças do coração matam cerca de 300 mil pessoas por ano, principalmente homens. No período, são previstos aproximadamente 250 mil novos casos de câncer entre os brasileiros. À exceção do câncer de pele do tipo não-melanoma, os mais incidentes são o câncer de próstata e o de pulmão. É consenso entre os médicos que, além da adoção de uma vida regrada e saudável, o check-up regular depois dos 40 anos pode fazer toda diferença no prognóstico de uma doença.

“No Brasil, o principal publico dos check-ups são executivos, que contam com esse benefício nas empresas em que trabalham. O intuito dessa bateria de exames é orientar os pacientes de maneira adequada, para que não venham a desenvolver doenças no futuro. Também é possível detectar doenças em estágio inicial, mesmo que os sintomas não tenham surgido ainda. Quando isso acontece, maior é a chance de cura”, diz o doutor Rafael Ayoub, médico que coordena a divisão de check-up do Centro de Diagnósticos Brasil, em São Paulo.

De acordo com o médico, logo de início a pessoa passa pela avaliação de diversos especialistas que, através de perguntas e exame físico, localizam os principais riscos à saúde do paciente. Depois disso, alguns exames são direcionados na busca dessas doenças. “Dependendo dos resultados, o paciente será aconselhado a se consultar com um especialista ou receberá instruções de como adotar hábitos preventivos”.

Os 10 exames e avaliações mais frequentemente realizados pelo público masculino são:

1. Avaliação Dermatológica: “Examinamos toda a pele, pelos e unhas à procura de lesões, além de constatarmos alterações e patologias em todo o tecido cutâneo. Existe uma alta incidência de câncer entre as doenças típicas da pele – que chega a ser mais alta do que o câncer de mama e de próstata. As avaliações dermatológicas periódicas são um importante instrumento de prevenção e detecção precoce do câncer de pele”.

2. Avaliação Oftalmológica: “Compreende medida da acuidade visual para longe e para perto, visão de profundidade, teste de cores, avaliação biomicroscópica do segmento anterior e de fundo, bem como medida da pressão intraocular. Esse procedimento tem por objetivo a detecção precoce de patologias como glaucoma, catarata, lesões vasculares causadas por diabetes ou hipertensão arterial, descolamento de retina, além de miopia e hipermetropia”.

3. Avaliação Urológica: “Avalia outro órgão importantíssimo para os homens: a próstata. Além de prevenir ou detectar precocemente alterações que são muito frequentes nesse órgão, o médico examina também testículos e pênis para possíveis doenças. Durante o exame, será observado o ultrassom de próstata e abdome para possíveis alterações, como cistos e cálculos urinários”.

4. Avaliação Otorrinolaringológica: “Tem como objetivo a detecção precoce e a prevenção das doenças do ouvido, nariz e garganta e dos distúrbios respiratórios do sono. As principais doenças diagnosticadas são: sinusite, rinite, desvio septal obstrutivo, tumores, roncos e apneia do sono, surdez, zumbido, tontura e alterações de voz. Como alguns distúrbios tratados por essa especialidade têm um considerável impacto negativo na qualidade de vida do indivíduo, diminuindo inclusive sua produtividade, esse tipo de avaliação é fundamental. A apneia do sono, por exemplo, além de aumentar a irritabilidade do paciente e provocar alterações de memória, também é considerada fator de risco para doenças cardiovasculares, aumentado o risco de infarto e AVC”.

5. Avaliação Nutricional: “Investiga a rotina alimentar dos pacientes, seu peso, sintomas, e resultados de exames alterados devido à má alimentação. Com base no conjunto de resultados, o paciente é orientado a adotar uma dieta apropriada para seu estilo de vida, a fim de corrigir possíveis alterações detectadas nos exames ou prevenir seu aparecimento. Esse exame contribui muito na prevenção de doenças cardiológicas, gástricas e hematológicas, entre outras”.

6. Avaliação Cardiológica: “É de extrema importância, devido à imensa mortalidade em homens pelas doenças do coração. Apesar de vários exames complementares contribuírem para a avaliação, nada substitui o olho e o ouvido clínico do médico e sua avaliação”.

7. Exames Cardiológicos: Eletrocardiograma - “Exame feito pelo registro da atividade elétrica do coração. É usado na análise de doenças cardíacas, em especial as arritmias, sobrecargas e bloqueios cardíacos”. Teste ergométrico - “Consiste em submeter o indivíduo a uma determinada modalidade de esforço físico graduado e monitorado com eletrocardiograma. O intuito é elevar os batimentos cardíacos e a demanda cardíaca para chegar ao diagnóstico precoce de possíveis doenças coronarianas, como a angina ou infarto agudo do miocárdio, um dos maiores vilões à nossa saúde”. Ecodopplercardiograma - “Apresenta imagens estáticas e em movimento do músculo e das valvas cardíacas, bem como um mapeamento de fluxos, podendo identificar a direção e a velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas. Esse exame é utilizado não só no diagnóstico, como no acompanhamento de diversas doenças do coração: insuficiência cardíaca, doenças das valvas (sopros), anomalias congênitas e presença de trombos intracavitários”.

8. Exames de Colesterol e Triglicérides: “Também chamado de ‘perfil lipídico’, tem grande importância devido ao grande impacto no risco cardiológico. A avaliação de seus níveis permite maior controle dos hábitos diários e, se necessário, recorrer a medicamentos que agem na prevenção de doenças cardiológicas e vasculares”.

9. Glicemia de jejum: “Medida usada para diagnosticar a intolerância à glicose (pré-diabetes) ou o diabetes mellitus – que é uma doença com altíssimo impacto na saúde geral dos pacientes, comprometendo diversos órgãos como coração, rins e olhos”.

10. Ultrassom de abdome e próstata: “Um exame prático, não-invasivo e muito eficaz. Nele, o médico observa órgãos como fígado, vesícula biliar, rins, pâncreas e próstata, além da cavidade abdominal, para qualquer anomalia a ser descrita e, se necessário, encaminhada para investigação aprofundada”.

“Depois de todas essas avaliações e exames, o clínico poderá dar ao paciente uma ideia geral de seu estado de saúde, com todas as conclusões identificadas no check-up, e orientá-lo para tratamentos específicos ou apenas medidas preventivas. O objetivo principal é que o paciente possa ter uma vida longa e saudável, com muita qualidade”, diz Ayoub.


Fonte: Dr. Rafael Ayoub, coordenador médico da Divisão de Check-up do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB) – www.cdb.com.br

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br