Notícias

GRIPE: A partir dos seis meses de vida, população pode recorrer às clínicas particulares para tomar vacina trivalente

02/05/2011

A campanha nacional de vacinação contra gripe já começou, dando prioridade a gestantes, idosos, crianças entre seis meses e dois anos e profissionais da saúde. Mas não são somente esses grupos que devem se prevenir contra os vírus de gripe sazonal e suína. Por isso, algumas clínicas particulares que oferecem todo o calendário vacinal dão o alerta: está na hora de se proteger da gripe.

De acordo com a alergista Domicilia Castrale, do CDB Premium, em São Paulo, é muito importante que – acima dos seis meses de idade – as pessoas procurem clínicas idôneas para tomar a vacina trivalente. “Nossas vacinas têm alta qualidade e protegem contra o vírus influenza tipo A H1N1 (gripe suína), A H3N2 e B. Crianças acima dos seis meses e abaixo dos nove anos tomam duas doses com intervalo de um mês. Acima dos nove anos, apenas uma dose é necessária. Vale lembrar que, como o vírus é inativo, não há risco de o paciente ser contaminado por esses tipos de vírus influenza”.

A médica alerta, também, para outro erro muito comum: confundir gripe e resfriado. “Dores leves na região da cabeça e nuca, irritação na garganta, coriza e obstrução nasal são comuns em resfriados. Quando o quadro é bem mais intenso, com ocorrência de febre alta, pode ser gripe. Mesmo quem está resfriado pode tomar a vacina. Quem apresenta quadro de febre é aconselhado a postergar a vacinação por alguns dias. A única contraindicação à vacina trivalente é alergia a ovo”.

No CDB Premium, a vacinação contra gripe segue até o final do ano e há um serviço especial para empresas. Nesse caso, equipes de enfermagem altamente habilitadas vão até o local e vacinam todos os funcionários.

Fonte: Dra. Domicilia Castrale, médica do CDB Premium, em São Paulo.
www.cdb.com.br

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br