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TECNOLOGIA - O que levar em conta ao contratar um Data Center para cuidar das informações da sua empresa?
20/06/2011
Um dos aspectos da infraestrutura de TI que ainda não foi encarado com a devida importância é o backup de dados. Muitas empresas só se dão conta de que não podem prescindir de determinadas informações ao se deparar com um desastre inesperado, uma perda irreparável.
Para os departamentos de TI que se empenham em atingir os objetivos da empresa, mas não pretendem investir alto em infraestrutura tecnológica e profissionais capacitados para contratar, treinar e supervisionar o trabalho realizado, a terceirização do data center ou ainda do backup das informações tem se mostrado mais do que eficiente. Basta contratar um serviço na medida das necessidades da empresa e pagar uma mensalidade.
“Disponibilidade, desempenho, segurança e custos são os quatro pilares em que se baseiam os novos projetos de armazenamento de dados, permitindo um real dimensionamento de equipamentos e serviços necessários para que os clientes obtenham o melhor retorno possível do investimento realizado”, diz Adriano Filadoro, diretor de tecnologia da Online Brasil.
Na opinião do executivo, cabe ao diretor de TI assumir maior participação na contratação dos serviços terceirizados de Data Center. “A ideia é acertar na contratação de um serviço que, em curto e médio prazo, resultará em ganhos para a organização”. Filadoro aponta dez considerações importantes antes de contratar uma empresa especializada:
1. “Primeiramente, dê preferência a empresas que dispensam ‘pacotes de serviços’ que muitas vezes não serão utilizados em sua totalidade, servindo apenas para encarecer o acordo. Prefira firmar contratos on demand, conforme o perfil e as necessidades da empresa”;
2. “Empreenda uma pesquisa básica sobre as empresas que terceirizam o serviço de Data Center. Se possível, conte com a ajuda do departamento jurídico e de comunicação para saber se não há nada que desabone um dos concorrentes”;
3. “Atenha-se à saúde financeira da empresa contratada. Nada pior do que fazer um investimento de grande porte e meses depois saber que os serviços não estão em dia porque o terceirizado entrou em falência ou foi adquirido por outra marca que ainda não analisou a carteira preexistente”;
4. “Por mais atribuições que um CIO possa ter, é imperativo estar atento aos prazos acordados e fazer com que a empresa contratada cumpra todas as etapas no tempo determinado – desde que os empecilhos não tenham origem no próprio contratante; nesse caso, vale a pena estipular novos prazos e ater-se a eles”;
5. “Certifique-se de que o pessoal contratado para trabalhar com o backup de informações tenha boa qualificação. Afinal, não se trata apenas de tecnologia, mas de pessoas utilizando tecnologias para facilitar a vida da sua empresa”;
6. “Aprenda a lidar com o crescente volume de informação produzida internamente. Conte com a empresa contratada para saber classificar o que deve ser armazenado, o que deve ser desativado e o que deve ser protegido para que dados confidenciais não sejam facilmente violados”;
7. “Opte por serviços que estejam disponíveis no modelo 24/7/365, porque não é possível prever – nem muitas vezes impedir – quando acontecerá um desastre no sistema, seja um vírus, um problema técnico ou ainda a ação deliberada de alguma pessoa mal intencionada”;
8. “Esteja sempre em contato com o prestador de serviço terceirizado. Afinal, é importante deixar claro que você está atento a todos os processos que envolvem as informações da empresa e irá cobrar o que não estiver sendo entregue nos moldes do que está firmado em contrato”;
9. “Se a empresa faz questão de manter um Data Center interno, com todos custos necessários para manter a infraestrutura e os profissionais necessários, vale a pena considerar ao menos terceirizar o backup de dados em um ou mais sites”;
10. “Ao optar pelo outsourcing do Data Center, não se esqueça de checar há quantos anos o fornecedor atua no mercado, a competência de seus profissionais, a quantidade de instalações que já realizou, quem será responsável por monitorar o ambiente da sua empresa e com quais medidas de segurança a empresa realmente conta. Lembre-se: é a vida da sua empresa que está em questão”.
Fonte: Adriano Filadoro, sócio e diretor de tecnologia da Online Brasil (www.onlinebrasil.com.br).
MAIS SOBRE A ONLINE BRASIL
A Online Brasil atua há quase 19 anos na indústria de TI e inaugurou em 2010 seu Data Center Inteligente. Mais do que um centro de processamento de dados, a iniciativa da empresa busca atender às reais necessidades de seus clientes, oferecendo uma solução de armazenamento na medida exata e permitindo um real dimensionamento de equipamentos e serviços necessários para que os clientes obtenham o melhor retorno de investimento possível.
Para os departamentos de TI que se empenham em atingir os objetivos da empresa, mas não pretendem investir alto em infraestrutura tecnológica e profissionais capacitados para contratar, treinar e supervisionar o trabalho realizado, a terceirização do data center ou ainda do backup das informações tem se mostrado mais do que eficiente. Basta contratar um serviço na medida das necessidades da empresa e pagar uma mensalidade.
“Disponibilidade, desempenho, segurança e custos são os quatro pilares em que se baseiam os novos projetos de armazenamento de dados, permitindo um real dimensionamento de equipamentos e serviços necessários para que os clientes obtenham o melhor retorno possível do investimento realizado”, diz Adriano Filadoro, diretor de tecnologia da Online Brasil.
Na opinião do executivo, cabe ao diretor de TI assumir maior participação na contratação dos serviços terceirizados de Data Center. “A ideia é acertar na contratação de um serviço que, em curto e médio prazo, resultará em ganhos para a organização”. Filadoro aponta dez considerações importantes antes de contratar uma empresa especializada:
1. “Primeiramente, dê preferência a empresas que dispensam ‘pacotes de serviços’ que muitas vezes não serão utilizados em sua totalidade, servindo apenas para encarecer o acordo. Prefira firmar contratos on demand, conforme o perfil e as necessidades da empresa”;
2. “Empreenda uma pesquisa básica sobre as empresas que terceirizam o serviço de Data Center. Se possível, conte com a ajuda do departamento jurídico e de comunicação para saber se não há nada que desabone um dos concorrentes”;
3. “Atenha-se à saúde financeira da empresa contratada. Nada pior do que fazer um investimento de grande porte e meses depois saber que os serviços não estão em dia porque o terceirizado entrou em falência ou foi adquirido por outra marca que ainda não analisou a carteira preexistente”;
4. “Por mais atribuições que um CIO possa ter, é imperativo estar atento aos prazos acordados e fazer com que a empresa contratada cumpra todas as etapas no tempo determinado – desde que os empecilhos não tenham origem no próprio contratante; nesse caso, vale a pena estipular novos prazos e ater-se a eles”;
5. “Certifique-se de que o pessoal contratado para trabalhar com o backup de informações tenha boa qualificação. Afinal, não se trata apenas de tecnologia, mas de pessoas utilizando tecnologias para facilitar a vida da sua empresa”;
6. “Aprenda a lidar com o crescente volume de informação produzida internamente. Conte com a empresa contratada para saber classificar o que deve ser armazenado, o que deve ser desativado e o que deve ser protegido para que dados confidenciais não sejam facilmente violados”;
7. “Opte por serviços que estejam disponíveis no modelo 24/7/365, porque não é possível prever – nem muitas vezes impedir – quando acontecerá um desastre no sistema, seja um vírus, um problema técnico ou ainda a ação deliberada de alguma pessoa mal intencionada”;
8. “Esteja sempre em contato com o prestador de serviço terceirizado. Afinal, é importante deixar claro que você está atento a todos os processos que envolvem as informações da empresa e irá cobrar o que não estiver sendo entregue nos moldes do que está firmado em contrato”;
9. “Se a empresa faz questão de manter um Data Center interno, com todos custos necessários para manter a infraestrutura e os profissionais necessários, vale a pena considerar ao menos terceirizar o backup de dados em um ou mais sites”;
10. “Ao optar pelo outsourcing do Data Center, não se esqueça de checar há quantos anos o fornecedor atua no mercado, a competência de seus profissionais, a quantidade de instalações que já realizou, quem será responsável por monitorar o ambiente da sua empresa e com quais medidas de segurança a empresa realmente conta. Lembre-se: é a vida da sua empresa que está em questão”.
Fonte: Adriano Filadoro, sócio e diretor de tecnologia da Online Brasil (www.onlinebrasil.com.br).
MAIS SOBRE A ONLINE BRASIL
A Online Brasil atua há quase 19 anos na indústria de TI e inaugurou em 2010 seu Data Center Inteligente. Mais do que um centro de processamento de dados, a iniciativa da empresa busca atender às reais necessidades de seus clientes, oferecendo uma solução de armazenamento na medida exata e permitindo um real dimensionamento de equipamentos e serviços necessários para que os clientes obtenham o melhor retorno de investimento possível.