Notícias

TECNOLOGIA - Três formas de entender o que significa “nativo em nuvem”

09/03/2022

Mesmo em TI, há palavras da moda que se mantêm em alta por um período de tempo de forma consistente e bastante razoável. Mas, no caso do termo nativo em nuvem ou nativo da nuvem, ainda há muito desencontro para definir o que é e o que não é – dificultando o uso dessa “vantagem”. No entanto, hoje, a maior parte do que se associa ao termo nativo em nuvem tem muito valor, como a capacidade de criar e implantar sistemas melhores. 

Seguem TRÊS formas de compreender o uso do termo nativo em nuvem:  

1º.  Determinados fornecedores começaram a estampar em tudo o que fazem o termo nativo da nuvem – toda a sua tecnologia, não importa o que seja nem para a que se destina. Neste caso, só estão se apropriando do termo da moda por marketing. 

2º. Há quem leve ao pé da letra o significado de nativo da nuvem, ou seja, utilizam para definir a capacidade de desenvolver sistemas que aproveitam os serviços nativos da nuvem. Isso inclui serviços de provedores de nuvem, como segurança baseada em nuvem, governança baseada em nuvem, dimensionamento automático etc., ou a capacidade de aproveitar um serviço nativo de um provedor de nuvem específico. 

3º. Alguns ampliaram o uso do termo, como a Cloud Native Computing Foundation (CNCF): “Tecnologias capacitam as organizações a criar e executar aplicativos escaláveis ​​em ambientes modernos e dinâmicos, como nuvens públicas, privadas e híbridas. Ou, melhor dizendo, aplicativos nativos em nuvem podem ser implantados em vários ambientes de nuvem”. 

A CNCF trabalha com a ideia de que, se você fizer a nuvem nativa corretamente, fornecerá um comportamento de aplicativo dinâmico e escalável em muitas plataformas, incluindo nuvens públicas, nuvens privadas e até sistemas legados. Normalmente, isso requer  o uso sofisticado de contêineres, orquestração de contêineres e microsserviços  para evitar o aprisionamento, que é um resultado desejável de se tornar nativo em nuvem

Com toda essa confusão de usos e definições, há o risco de se diminuir o valioso  conceito geral de nativo da nuvem – o que deixa aos líderes de TI que ainda estão tentando descobrir o verdadeiro significado de nativo em nuvem com uma missão bastante importante.

 

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br