Notícias

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL - Até onde vai a influência das Big Techs?

06/04/2022

Acaba de ser lançado o site Sphere Transgression Watch, que revela como as grandes empresas de tecnologia – conhecidas como big techs – estão ganhando cada vez mais influência em diferentes setores da sociedade. Trata-se de uma ferramenta digital aberta – ou seja, os dados estão sempre em construção.  Pesquisadores, jornalistas, membros da administração pública etc. são convidados a contribuir com informações sobre as atividades das seguintes empresas: Apple, Microsoft, Amazon, Huawei, Palantir, IBM, Meta, Alphabet e 23andMe. A ideia é descobrir até onde a influência das big techs realmente chega.

Com a transformação digital, setores da sociedade como saúde, educação, cultura e política, por exemplo, evidenciam a importância da participação de grandes empresas de tecnologia. Mas, além de garantir inovações para essas esferas, esse tipo de envolvimento também resulta em novas relações de interdependência que ainda não estão totalmente claras ou regulamentadas. A nova ferramenta revela até onde vai essa influência e oferece uma representação visual e um banco de dados com exemplos de atividades de empresas de tecnologia que estão indo além de suas esferas de influência originais.

Um time de pesquisadores integra o grupo Digital Good, responsável por essa iniciativa. "As grandes empresas de tecnologia agora têm influência muito além de seu próprio domínio", diz Tamar Sharon, pesquisadora principal do projeto. "Estamos investigando os desafios éticos e sociais associados a essa influência, particularmente nas áreas de saúde e pesquisa biomédica. Como essas empresas estão influenciando esses setores? Seus valores e conhecimentos se chocam com os valores e conhecimentos do novo domínio? Que influência essas empresas podem ter nas agendas de pesquisa? E quais dependências serão criadas quando essas empresas começarem a oferecer serviços públicos? Identificar essas influências é um primeiro passo, mas, em última análise, queremos desenvolver uma estrutura normativa: até que ponto devemos permitir essa influência e sob quais condições?"

 

Fontes: https://techxplore.com/news/2022-04-digital-tool-reveals-spheres-big.html

https://www.sphere-transgression-watch.org/

 

 

Rua Lord Cockrane, 255 conj.2 ‐ Ipiranga ‐ 04213-000 ‐ São Paulo ‐ SP

(55-11) 98547-0170

heloisa.paiva@presspagina.com.br